sexta-feira, 18 de junho de 2010

As eleições e a internet


Pesquisa recente da consultoria norte-americana Digital Daya aponta que, dos 164 países das Nações Unidas, 24 tem seus líderes presentes no Twitter.

No Brasil, os políticos têm usado essas e outras redes sociais para fazerem sua campanha em 2010, além de outras ações de marketing digital. A tendência é que encontremos uma certa variedade de ações este ano, inspiradas tanto em cases de sucesso de empresas que trabalham suas marcas nas mídias sociais, quanto estratégias adotadas por políticos de fora do Brasil.
Nesse aspecto, o sucesso da campanha online de Barack Obama tem sido um dos modelos utilizados como base para a formatação de campanhas digitais brasileiras, pois é um case de muito sucesso. Ele serve de exemplo para praticamente toda ação, seja ela política ou para os negócios, mas Obama não fez nada sozinho. Ele investiu pesado nas redes, contando com uma equipe de 40 pessoas, dentre elas excelentes estrategistas digitais, já habituados com as redes e o comportamento dos usuários nelas.

Além disso, a campanha mobilizou as pessoas em torno de uma causa e, então, fortaleceu uma rede de apoiadores. Obama ressaltou o poder do voluntariado e mostrou como mover as pessoas em torno de algo que elas acreditam. Ele atentou para essa verdade: aqueles que acreditam na própria marca, disseminarão o conteúdo por vontade própria e alcançarão cada vez mais um número maior de pessoas.

Seguindo modelos ou criando novas estratégias, a regra mais importante e básica para se atuar nas mídias sociais é: você precisa estar disposto a ouvir as pessoas, receber suas críticas, e se comunicar com elas de forma mais transparente. Quando você entende o que o seu público quer e ele enxerga em você como algo de bom, que não quer apenas vender, mas estar junto dele, participando e, muito importante, respondendo suas dúvidas, é muito mais fácil chegar a ele e criar uma conexão, um vínculo.

As mídias sociais trouxeram esta comunicação de mão dupla de uma forma que ela já não pode mais ser ignorada, as pessoas hoje exigem isso. É preciso entender isso e mudar o modelo de pensamento, principalmente no caso dos políticos, que precisam ter a população junto deles, acreditando e apoiando seu trabalho.

É importante lembrar que tudo ainda é recente quando o assunto é mídias sociais, portanto, nada melhor do que experimentar. Ninguém sabe tudo sobre o marketing na internet, mas aqueles que o conhecem a fundo sabem que, após compreender bem o ambiente digital, é necessário fazer testes – mas testes conscientes.

Fonte: Jornal - O Serigráfico

Cliente em primeiro lugar

Quem nunca ouviu a expressão "o cliente sempre em primeiro lugar"?

Esse é o lema de praticamente todas as empresas que lidam com qualquer tipo de venda, em todos os segmentos. Mas para o professor Dilson Almeida, palestrante mato-grossense discípulo de Lair Ribeiro, esta é uma idéia totalmente ultrapassada.
Durante a sua palestra "Empresa do futuro - um novo modelo de liderança", que aconteceu no dia 29 de abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, ele explicou que o cliente hoje deve vir em segundo lugar na organização. "Em primeiro lugar deve vir a equipe da empresa. Ela deve estar muito bem preparada e treinada para receber os clientes e fazer um atendimento diferenciado, para encantar os consumidores", explicou o professor.

Ele revelou aos participantes que o que diferencia as empresas atualmente pode ser apenas um detalhe. "A concorrência hoje em dia está muito maior e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Os preços não são mais definidos pelas organizações, e sim, pelo mercado. O que destaca uma empresa hoje é o atendimento. Se ele for feito de uma maneira que agrade o cliente, a chance de que ele volte é muito grande", comentou.

Outro ponto fundamental para uma liderança de sucesso, de acordo com Dilson, é saber contratar bons funcionários. Para ele, a melhor pessoa para trabalhar na empresa tem que precisar, querer e gostar do serviço. "Pessoas com essas características tendem a se comprometer mais com o trabalho. Além disso, contratando as pessoas que tenham o perfil certo para o cargo, o líder consegue diminuir a rotatividade de funcionários dentro da organização, o que leva a um aumento dos lucros e a um maior comprometimento dos colaboradores", destacou.

No portal www.grupoda.com.br o palestrante disponibilizou alguns testes para que os líderes identifiquem as características dos candidatos à vaga de suas empresas.

Fonte: Jornal - O Serigráfico

Copa do Mundo inspira ações da Nestlé


A Nestlé, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, traz a partir deste mês uma série de ações para o consumidor nos segmentos de achocolatados, chocolates, cafés, lácteos e culinários, todas inspiradas no evento esportivo mais aguardado do mundo.
Para os consumidores das regiões Norte e Nordeste - segundo maior mercado para a Nestlé em volume de vendas - a marca apresenta a promoção "Coração Amarelo", que sorteará brindes e casas.
Outra novidade é a coleção especial das latas de Ninho litografadas com as camisas do Brasil vencedoras dos Mundiais de 58,62,70,94 e 2002, além da versão 2010. Ao todo serão 15 milhões de latas colecionáveis. Haverá forte divulgação nos pontos de venda, com o apoio de cartazes, cubos, entre outros.
A divulgação da promoção conta com amplo plano de mídia, que engloba inserções em TV, anúncios em revista e na web - com ações nos principais portais e sites de relacionamento e de games - desde 15 de maio. Materiais específicos nos pontos de venda complementam a comunicação.
Utilizando criatividade o contexto de goleada que o termo "chocolate" possui no futebol, a Nestlé dará continuidade à campanha Chocolover. Além de inserções em TV e anúncios impressos, a empresa investe em um grande impulso digital. No hotsite de Chocolover, o público poderá criar seu próprio avatar e, simulando um jogo de futebol, dar um "chocolate" virtual nos rivais.
Para incentivar ainda mais a torcida, a Nestlé ilustra a Caixa de especialidades com imagens que remete ao Mundial e também com informações sobre as vitórias históricas da Seleção Brasileira.
www.nestle.com.br

Fonte: Jornal - O Serigráfico