quinta-feira, 15 de julho de 2010

Marketing versus números versus criatividade.

Tempos atrás, antes do desenvolvimento da informática, os funcionários e colaboradores mais importantes das empresas eram aqueles que dispunham e detinham as informações.
Nessa época informações da própria empresa e do mercado eram de difícil obtenção. Eram manipulados e comercializados como produtos.
Só as grandes agências de propaganda internacionais tinham dados de mercado, de consumo, de mídia, de tendências de hábitos de consumo entre muitos outros.
Hoje, os funcionários e colaboradores das empresas mais requisitados, valorizados e disputados são aqueles que sabem tirar o melhor proveito das informações.
Os criativos. Em planejamento, desenvolvimento de produtos, comunicação, comercialização em toda a abrangência do marketing.
Praticamente todas as matérias, artigos e opiniões publicadas sobre a Copa de 2014 falam e exibem números.
Isso é o que eu chamo de informação. Dados. Referências.
Mas como aproveitar todas as oportunidades que esses números proporcionarão às pessoas e empresas?
Aí está a grande oportunidade dos profissionais de marketing. Como interpretar essa grande quantidade de informações.
São quatro anos de chances e oportunidades. Turismo, obras estruturais, treinamento, obras sociais, transporte e tantas outras que se apresentam. Quatro anos até a Copa. Seis anos até os Jogos Olímpicos. E décadas depois disso. Porque a partir de 2017 o Brasil estará num patamar muito mais alto em marketing esportivo. Teremos um mercado muito mais desenvolvido e profissionalizado.
Os mais observadores, profissionais e criativos, é que terão um brilhante futuro.
Os números estão na internet. A criatividade na mente de cada um.

Fonte: José Estevão Cocco

Governo lança site para divulgar cidades-sede da Copa 2014

A Embratur lançou nesta quarta-feira (14) o hotsite “Seleção Brasileira das Cidades”, parte da campanha “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”, lançada no dia 9 de julho, em Joanesburgo, para atrair turistas à Copa de 2014.


O site apresentará os principais pontos turísticos das 12 cidades do Mundial em português, inglês e espanhol. Os usuários poderão fazer comentários e tirar dúvidas online sobre cada destino.

“Com a criação dessa plataforma digital, podemos entregar aos turistas informações relevantes para a divulgação das cidades que irão sediar a Copa e também sobre os destinos que estão próximos. O site poderá ajudar os usuários a traçarem o seu roteiro de viagem para 2014”, explicou o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcellos.

O custo da campanha da Embratur é de U$ 30 milhões até o final de 2010. As ações envolvem publicidade em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos.

Além disso, serão realizadas ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na Internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países. A campanha visa atingir cem países e cerca de 400 milhões de pessoas.

O endereço é www.braziltour.com/worldcup

Fonte: http://www.copa2014.org.br/